A Medicina Tradicional Chinesa utiliza uma técnica milenar denominada Acupuntura, que consiste em estimular pontos específicos do corpo, a fim de prevenir e tratar doenças ou distúrbios energéticos. O estímulo pode ser feito com agulhas, calor, eletricidade, pressão, laser etc.
Para iniciar o tratamento, o paciente é submetido a uma avaliação específica, baseada na Medicina Tradicional Chinesa, com um profissional especializado em Acupuntura. O objetivo é compreender os fatores que propiciam ao paciente o seu desequilíbrio energético e tentar estabelecer um diagnóstico.
Após o diagnóstico energético, são selecionados os pontos e a técnica a ser empregada no tratamento. As técnicas utilizadas são:
Acupuntura Sistêmica com agulhas: São introduzidas agulhas finíssimas e descartáveis em pontos específicos dos meridianos do paciente. É necessário que haja um período de repouso de no mínimo 20 minutos. Após, as agulhas são retiradas e descartadas.
Acupuntura sem Agulhas: Utiliza-se uma caneta de Acupuntura que emite uma leve microcorrente elétrica indolor para estimular os pontos de acupuntura.
Moxabustão: Utiliza-se um bastão feito com folhas de artemísia moída , que acesa promove aquecimento e remove obstruções dos meridianos. O calor é brando e ao mesmo tempo penetra profundamente sob a pele, dando a sensação de conforto.
Auriculoterapia: Existem pontos reflexos na orelha que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Esses pontos são estimulados com sementes, esferas de prata e ouro ou microagulhas permanentes, que são fixadas na orelha do paciente com micropore e permanecem por no máximo 7 dias.
Eletroacupuntura: Tem a mesma base da acupuntura tradicional, porém as agulhas são ligadas à cabos de um aparelho que emite impulso elétrico, potencializando o efeito da acupuntura.
Indicações:
Distinguem-se basicamente três modalidades de efeitos terapêuticos da Acupuntura: o tratamento da dor, o incremento das capacidades imunitárias e a normalização funcional do organismo. A Acupuntura pode auxiliar no tratamento de diversas outras doenças como:
- Dores em geral (artrose, cefaleia, hérnia de disco, lombalgias, cervicalgias etc.);
- Distúrbios respiratórios (sinusites, rinites, bronquites, asma etc.);
- Distúrbios de Imunidade (alergias, doenças autoimunes);
- Problemas digestivos (gastrite, azia, refluxo etc.);
- Ansiedade, depressão, insônia, estresse, Labirintite;
- Vícios (Tabagismo, alcoolismo, dependência química);
- Obesidade, compulsão alimentar, bulimia;
- Hipertensão, diabetes e doenças metabólicas;
- Disfunções sexuais, tensão pré-menstrual e libido.