O que é Constelação Familiar Sistêmica?
A Constelação Familiar é uma terapia sistêmica, fenomenológica, que visa uma experiência de tomada de consciência e de resolução de problemas.
Quando nascemos, herdamos muitas coisas dos nossos antepassados, não apenas bens materiais, mas características físicas como: cor dos olhos, formato do nariz, do corpo e também doenças que podem vir geneticamente. Herdamos também sistema de crenças, comportamentos, sofrimentos, memórias, traumas e estratégias de sobrevivência. Essas heranças invisíveis atuam como programações que direcionam nossas vidas e nossas relações.
Podemos receber influência direta de acontecimentos vividos no passado por algum membro de nossa família e que esse tipo de herança explicaria dificuldades em relacionamentos, problemas no trabalho e até mesmo doenças sem cura.
Não tem a ver com religião ou esoterismo, é uma ciência aplicada na prática, uma vivência com fins terapêuticos.
Através de uma Constelação Sistêmica, olhamos para a origem de nossas questões atuais e, como consequência, algo muda em nós, ajudando a quebrar padrões destrutivos, liberando memórias, abrindo novos caminhos e soluções para nossas vidas. Tem como função trazer essas informações à luz e permitir ao cliente que tenha uma nova perspectiva sobre sua vida.
O Ministério da Saúde incluiu a Constelação Familiar no Sistema Único de Saúde (SUS) como tratamento integrativo e complementar a medicina tradicional. Também é usada em vários Fóruns do Brasil na resolução de conflitos no judiciário.